Vereadores mirins tomam posse na Câmara
A juventude fazendense esteve no plenário da Câmara Municipal para ser empossada como vereadores e vereadoras mirins do Projeto Parlamento Jovem. A 1ª Sessão Ordinária da 1ª legislatura aconteceu no último dia 24 e contou com a presença dos(as) recém-eleitos(as), de parlamentares da casa, de familiares, professores e diretores e da população em geral. A solenidade foi acompanhada pela Banda Escola de Fazenda Rio Grande, regida pelo maestro Edvaldo Ribeiro. Esteve presente, também, o Secretário de Educação, Ednelson Sobral.
São 13 cadeiras (mesmo número do legislativo municipal) ocupadas por estudantes de 11 a 16 anos, de quatro escolas públicas do município. Eles foram eleitos no dia 23 de junho e diplomados pelo Poder Judiciário em 28 de julho.
Após fazerem o juramento de posse com base na Lei Orgânica de Fazenda Rio Grande, iniciou-se a 1ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, na qual os jovens parlamentares fizeram a eleição da mesa diretiva.
Conheça os nomes dos(as) eleitos(as)
Isabeli Barbosa Gonçalves - Presidenta
Douglas da Silva Dadalt - 1º Vice-presidente
Emily Pereira dos Santos - 2ª Vice-presidenta
Ana Clara dos Santos Pinheiro - 1ª Secretária
Antônio Gabriel de Oliveira - 2ª Secretário
Eduardo Ramos da Silva
Igor de Oliveira Zen
Isabelly Dadalt
Richard Alves de Oliveira
Saymon Henrique Alves de Oliveira
Sophia Beatriz Cunha Moreira
Vinicyus Rodrigo Bueno
Wellington Rodrigues
O vereador Fabiano Fubá (PRTB), autor do PL que deu origem ao Parlamento Jovem, disse que o projeto vem de encontro à necessidade da conscientização dos jovens sobre a política em nível municipal, estadual e nacional. “A ideia é que fique bem claro o papel de cada autoridade e como funciona o Legislativo, trazendo a nova geração para adentrar ao processo de tomada de decisões políticas”, explicou.
Projeto Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem foi criado pela lei 1.503/2021, de 30 de novembro de 2021. O projeto prevê a eleição de estudantes da cidade para atuarem com atividades (de caráter educacional e informativo) sobre o exercício da cidadania e como funciona o Poder Legislativo.
A lei está de acordo com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) e os primeiros debates para desenvolvimento do projeto foram realizados em junho de 2021.
Cada legislatura deve durar seis meses, período no qual serão realizadas cinco sessões. A 2ª Sessão Ordinária já tem data para acontecer. Será no dia 12/09, às 9h, no plenário da Câmara.
As atividades do Parlamento Jovem acontecerão em anos em que não houver eleições municipais. Para desenvolver as matérias (indicações, requerimentos e projetos), os vereadores mirins terão apoio dos advogados da Câmara.
Clique aqui e acesse a Lei 1.503/2021, de 30 de novembro de 2021, que institui o Parlamento Jovem.