Nova estrutura do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida é inaugurada em Fazenda Rio Grande

por frg publicado 27/05/2024 16h25, última modificação 28/05/2024 08h53
Nova estrutura do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida é inaugurada em Fazenda Rio Grande

Nova estrutura do Hospital - Foto: Assessoria Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizada a cerimônia de inauguração da nova estrutura do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Fazenda Rio Grande. 

O antigo prédio que, realizava cerca de 40 partos mensais e operava com 17 leitos e uma única sala cirúrgica, deu lugar a uma instalação moderna e tecnologicamente avançada. Agora, o hospital está preparado para atender mais de 10.000 pacientes por mês e realizar aproximadamente 700 cirurgias mensais.

A nova estrutura conta ainda com mais de 80 leitos, 6 salas cirúrgicas e um centro de exames e diagnósticos de última geração. Este ambiente foi projetado para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor, garantindo a saúde e o bem-estar dos cidadãos fazendenses. Além disso, está equipado para atender a diversas especialidades médicas, ampliando a capacidade e qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Toda a obra e os custos operacionais serão compartilhados entre a administração municipal, o Governo do Estado do Paraná e também o Governo Federal. Esta colaboração entre os poderes reflete um compromisso conjunto com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.

O papel da Câmara Municipal 

O Projeto de Lei Executivo nº 41/2022 aprovado por unanimidade pelos vereadores autorizou a assinatura de uma Concessão Onerosa de Uso do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, este acordo permite que a Prefeitura utilize o imóvel para a prestação de serviços de saúde.

A lei visa garantir que o hospital e a maternidade sejam operados de forma eficaz, atendendo às necessidades de saúde da população local. O Prefeito Marco Marcondes destacou a importância do apoio legislativo para a concretização do projeto “Quero agradecer à Câmara Municipal por ter aprovado por unanimidade a concessão do hospital”, agradeceu o chefe do Executivo.

Vale lembrar que, no fim do ano passado, a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande formalizou o repasse financeiro de R$7.500.000,00 de recursos não utilizados ao longo do exercício orçamentário. Essa prática, habitualmente chamada de "devolução" ou "transferência de recursos", consiste na restituição de parte do orçamento legislativo ao Poder Executivo para auxiliar nos custos de instalação do novo hospital.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro do Proteção destacou; "A inauguração deste hospital é um símbolo de progresso para nossa cidade, trazendo a segurança, confiança e cuidado que os moradores de Fazenda Rio Grande merecem," reforçou ainda "Estamos extremamente satisfeitos com essa realização e nos dedicamos intensamente para que ela se concretizasse."