Legislativo retoma sessões com novo sistema de transmissão audiovisual

por frg publicado 08/08/2024 13h20, última modificação 08/08/2024 13h21
Legislativo retoma sessões com novo sistema de transmissão audiovisual

Servidores da Câmara em treinamento para uso do novo sistema. (Foto: Marcia Boroski)

Nesta terça-feira (6) a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande retomou as sessões ordinárias após o recesso parlamentar de julho - determinado por Regimento Interno.

Na plenária, foram apreciados projetos de lei, indicações e requerimentos e utilizado pela primeira vez o novo sistema de transmissão audiovisual.

A nova tecnologia, recém instalada, permite a gestão do processo legislativo das sessões com automação, votação eletrônica, além da transmissão e controle de áudio e vídeo.

A operação, tal como anteriormente, segue sendo realizada pelos(as) servidores(as) da Câmara - que receberam treinamento da empresa que ganhou a licitação de locação do sistema.

De acordo com Adan Carlos de Oliveira, gerente comercial da empresa vencedora da licitação: “Além de tecnologia atualizada para som e vídeo, esse sistema permite a identificação do vereador e sobre o que se está falando, indica as etapas da sessão, que são informações pertinentes para a população”.

Buscando alinhar ao contexto da Câmara Municipal, Oliveira ressaltou que a organização técnica da plenária foi pré-configurada conforme o Regimento Interno. “Há ainda integração com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)  o que, com efeito, vai gerar economia de tempo e de papel, e maior documentação, pois o sistema instalado entrega diversos relatórios legislativos. No fim, tudo isso promove mais transparência para a população”, esclareceu Oliveira.

O sistema anterior, instalado em 2012, contemplava apenas a transmissão de áudio e vídeo. Além de estar defasado tecnologicamente, os equipamentos que o compunham já apresentavam mau funcionamento e desgaste pelo tempo de uso - o que impôs tais atualizações necessárias.