Eleitores de Fazenda Rio Grande reelegem quase 70% das vagas na Câmara

por frg publicado 10/10/2024 09h09, última modificação 10/10/2024 09h09
Eleitores de Fazenda Rio Grande reelegem quase 70% das vagas na Câmara

Fazenda Rio Grande teve a maior taxa de reeleição da história na Câmara Municipal.

No último domingo (6), os cidadãos e cidadãs fazendenses escolheram os representantes para a Câmara e a Prefeitura da cidade. De acordo com dados de Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os (as) 65.033 eleitores e eleitoras que compareceram às urnas de votação reelegeram 9 nomes para as 13 cadeiras – o que representa 69,23% das vagas tornando-se a maior taxa de reeleição da história da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande.

Foram reeleitos os atuais vereadores Professor Fabiano Fubá (PSD), com 2.814 votos, Enfermeiro Zé Carlos (Republicanos), com 2.682 votos, Sandro do Proteção (PSD), com 2.099 votos, Rafael Campaner (PP), com 2.088 votos, Dr. Renan Wozniack (PSD), com 1.990 votos, Alexandre Maringá (Republicanos), com 1.651 votos, Caio Szadkoski (Solidariedade), com 1.260 votos, Gilmar Petry (PL), com 1.116 votos, e Professor Léo (Solidariedade).

Maciel (PL), eleito agora com 1.780 votos, assumiu como suplente de março de 2022 a março de 2024. Já o atual vereador Serjão (PP) se despede da Câmara no ano que vem. Ele foi eleito como vice-prefeito na chapa do atual prefeito Marco Marcondes (PSD) – que teve 58.555 votos.

Estreiam com mandatos na casa Thauana (PSD), com 1.725 votos, Déia Teodoro (Republicanos), com 1.382 votos, e Fernandinho (PP), com 1.075 votos.

Entenda como funciona o sistema proporcional nas vagas do Legislativo

A eleição para vereadores (as) de Fazenda Rio Grande de 2024 teve 57.084 votos válidos, 2.731 nulos e 4.964 brancos; a taxa de abstenção foi de 28.83%. Como é uma eleição proporcional, ou seja,  é eleito quem teve a quantidade de votos que atendeu ao coeficiente eleitoral e partidário ou à média dentro das vagas distribuídas no partido.

Na prática, o sistema proporcional ajuda a entender por que alguns candidatos, mesmo recebendo mais votos que outros, não garantiram uma cadeira no plenário.

De acordo com Maicon Coimbra, Diretor Geral da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande e graduado em Ciência Política, “o coeficiente eleitoral é o número mínimo de votos necessários para conquistar uma cadeira em uma eleição, sendo calculado pela divisão do total de votos válidos pelo número de cadeiras disponíveis”, explica.

De forma mais objetiva, Coimbra detalha “Neste último pleito em Fazenda Rio Grande, tivemos 57.084 de votos válidos, assim cada partido teria que fazer 4.391,00 votos para conseguir uma cadeira no legislativo municipal”, finaliza.

Na prática, este sistema assegura uma distribuição mais equitativa das cadeiras entre partidos e candidatos. Assim, um partido ou candidato que não alcançar a quantidade mínima de votos exigida não terá direito a uma cadeira, mesmo que tenha recebido mais votos do que outros que também foram eleitos.