Concilia Fazenda Rio Grande presta atendimentos jurídicos na área da Família
Adalto Ferreira Nobre, auxiliar de produção, estava separado há oito anos e não conseguia regularizar seu estado civil por falta de dinheiro. Hoje, deu entrada no divórcio. “Foi de forma gratuita e rápida. Achei o atendimento muito bom e levou menos tempo do que eu imaginava”, disse ao lado de sua ex-esposa.
Ele foi uma das pessoas atendidas pelo mutirão Concilia Paraná em Fazenda Rio Grande, ocorrido hoje, dia 1º de março, no Teatro Municipal.
O evento foi organizado pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal dos Vereadores de Fazenda Rio Grande. Os atendimentos foram realizados por defensores(as) em 11 postos de atendimentos para acordos e mais três postos para cadastro e orientações jurídicas. Só na primeira hora de evento já haviam sido realizados 42 atendimentos.
Agora, o acordo do divórcio de Adalto Ferreira Nobre - tal como os demais acordos estabelecidos durante o mutirão - segue para ser homologado por um juiz determinado.
O coordenador do evento, Matheus Munhoz, que é defensor público e assessor de projetos especiais, disse que “a cidade foi escolhida pela expressiva quantidade populacional e a ação é uma forma de amenizar a demanda que se forma a partir disso”.
A escolha da área da Família para o evento é pela própria demanda do que chega às Defensorias. “Cerca de 50% das procuras espontâneas são dessa área”, explicou o coordenador.
Na Prefeitura, um dos principais pontos de apoio para que esse evento fosse possível foi a Secretaria de Assistência Social. De acordo com a secretária, Giuliana Marcondes, a divulgação foi fundamental para o sucesso do mutirão: “desde às 8h, uma hora antes de abrir a porta, já havia fila aqui fora do Teatro Municipal. A população aderiu bem ao evento. Nossa divulgação principal foi nos Centros de Referência de Assistência Social, nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas, com objetivo de fazer chegar tal informação a esse público-alvo”, explicou
Para o Prefeito Marcos Marcondes (Pros) o mutirão é fruto de “uma relação harmônica entre os poderes, a partir da qual a população é agraciada com serviços de qualidade, prestados de forma ágil e gratuita. Muitas famílias estão com problemas há anos que estão se resolvendo hoje. Isso me deixa muito feliz”.