Comunidade: Plenário homenageia educadoras que realizaram parto com auxílio remoto do Samu
Na foto, da esquerda para a direita: Vanessa Diaz, Talita Alves e Karina Azevedo no dia da homenagem. (Foto Marcos Paulo)
As educadoras Vanessa Diaz e Karina Azevedo receberam, na 33ª Sessão Ordinária, a Moção de Aplausos concedida pelos vereadores(a) em reconhecimento pela coragem e pelo cuidado com a comunidade que ambas demonstraram na realização do parto de Talita Alves (que teve a bebê Lorena), no dia 29 de outubro, sob orientações de um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por telefone.
Com tal homenagem, os(a) vereadores(a) expressaram que: “A dedicação e rapidez ao adotarem as medidas necessárias para garantir o bem-estar e a segurança da mãe e do bebê refletem o mais alto padrão de serviço e compromisso com a comunidade. Esses atos de coragem, empatia e altruísmo reafirmam o valor dos profissionais da educação como pilares de apoio à comunidade”. A Moção foi uma iniciativa do vereador Professor Fabiano Fubá (PSD).
Como as educadoras atuaram
Na manhã do dia 29 de outubro, Vanessa Diaz e Karina Azevedo - diretora e vice-diretora, respectivamente, da Escola Municipal Antônio Baldan - receberam a notícia que uma mulher que mora próximo à escola estava em trabalho de parto e precisava de ajuda com urgência.
Prontamente, elas se deslocaram até a casa de Talita Gonçalves Forte Alves, de onde entraram em contato com o Samu, pelo número 192. Durante todo o procedimento, que deu à luz Lorena e que durou aproximadamente 25 minutos, as educadoras seguiram instruções passadas pelo médico da base, que estava em Curitiba.