Campanha Janeiro Branco prioriza cuidados com saúde mental

por frg publicado 23/01/2025 16h41, última modificação 23/01/2025 16h41

Com o início do ano começa a Campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental. A iniciativa encara a saúde mental como um bem público fundamental e busca diminuir a carga negativa do termo. 

Por isso, a campanha evidencia a importância desses cuidados por meio de práticas individuais, coletivas, ou na procura por atenção especializada. 

A iniciativa teve origem em 2014, com o psicólogo Leonardo Abrahão. O nome Janeiro Branco veio tanto da ideia de um novo ciclo, com o início do ano, como do papel em branco, que oferece a possibilidade de reescrita de histórias de vida, que priorizem a saúde mental. 

Em 2023, o Governo Federal instituiu a Campanha Janeiro Branco, por meio da Lei nº 14.556, de 25 de abril. O objetivo é, nos meses de janeiro, promover ações de conscientização da população sobre a saúde mental, priorizando hábitos e ambientes saudáveis e buscando prevenir doenças psiquiátricas. A tramitação teve origem com o projeto de lei nº 1836/2019.

No âmbito estadual, a legislação paranaense instituiu o mês Janeiro Branco, com o objetivo de difusão da saúde mental (Lei estadual nº 19.430/2018). A ideia é promover mobilizações na iniciativa privada e em outros setores da sociedade civil organizada, estimulando informações e mensagens educativas sobre o tema.