Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

por frg publicado 17/05/2024 15h45, última modificação 17/05/2024 15h43

Servidores e voluntários enviam doações às Vítimas das Enchentes Foto: Marcia Boroski

A Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande se uniu em uma mobilização para prestar socorro às vítimas da maior catástrofe das últimas décadas que devastou o Rio Grande do Sul. O estado gaúcho foi amplamente afetado, com rastros de destruição que continuam a ser contabilizados.

A situação de calamidade levou os vereadores a organizar uma campanha de arrecadação de donativos, que recebeu uma resposta massiva da comunidade local. "Juntamos forças para ajudar nossos irmãos gaúchos e recebemos uma grande quantidade de donativos, incluindo roupas, alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza que serão encaminhados para quem mais precisa", declarou o presidente da Câmara, Sandro do Proteção.

Desde o final de abril até a primeira quinzena de maio, as enchentes e temporais causaram a morte de 154 pessoas, com 98 ainda desaparecidas, segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (17). A tragédia forçou 618,3 mil pessoas a deixarem suas casas; destas, 540,1 mil estão abrigadas em casas de amigos ou parentes, enquanto 78,1 mil encontraram refúgio em abrigos temporários.

O impacto desse evento climático atingiu aproximadamente 2,2 milhões de gaúchos, com 461 dos 497 municípios do estado relatando algum tipo de transtorno. A magnitude do desastre levou à necessidade urgente de ajuda humanitária e infraestrutura para suportar a recuperação.

A mobilização da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande é um exemplo do espírito de solidariedade e cooperação que emerge em tempos de necessidade, mostrando que, juntos, podemos enfrentar as adversidades e proporcionar esperança e suporte a quem mais necessita.