Autismo em pauta: Câmara de Vereadores recebe palestra sobre o tema

por frg publicado 18/08/2023 10h46, última modificação 18/08/2023 10h46
Autismo em pauta: Câmara de Vereadores recebe palestra sobre o tema

Foto: Assessoria Flávia Francischini

No último dia 16 de agosto,  a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande recebeu a população para palestra sobre os desafios e as perspectivas de acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A palestrante convidada foi a Deputada Estadual Flávia Francischini, que trouxe o tema “Acordei mãe de uma criança autista, e agora?”, e abordou a importância do diagnóstico precoce esclarecendo dúvidas sobre o TEA.

“É preciso combater o estigma e a discriminação que as pessoas com autismo enfrentam em suas vidas diárias. Meu objetivo também é trazer alento e esperança para pais e mães que precisam de ajuda e principalmente explicar que quanto mais cedo a criança for diagnosticada, mais estimulada ela estará para se desenvolver, melhorando suas habilidades sociais e sua comunicação”, explicou a deputada.

A palestra foi de iniciativa do vereador Marco Antonio (PP), e estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Sandro do Proteção (PROS), e os vereadores Alex Padilha (PSC), Gilmar Petry (Cidadania), Hélio Pereira (PSD), Nani Hammad (União Brasil) e Professor Léo (PSB).

O evento lotou a Câmara de Vereadores, “estou muito feliz de ver a casa cheia numa quarta-feira à noite, isso é emocionante e ver que as pessoas abraçaram essa ideia é muito importante para mim”, declarou o vereador Marco Antonio.

O presidente da Câmara disse que “é muito importante recebermos esse tipo de debate no nosso município e as portas da Câmara estarão sempre abertas para trazer informação para a população”.

No Brasil o tema vem ganhando cada vez mais destaque e políticas públicas vêm sendo criadas. Um exemplo recente é a lei 14.626, de julho de 2023, que propõe atendimento prioritário e a reserva de assentos em veículos de transporte coletivos a pessoas com transtorno do espectro autista.

No âmbito municipal, a lei 1.692/2023 institui a inserção do símbolo do Transtorno do Espectro Autista na indicação de assentos preferenciais do transporte coletivo. Outros projetos de lei vêm sendo discutidos.

O que é autismo

O TEA reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. É um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

As causas do TEA não são totalmente conhecidas, e a pesquisa científica sempre concentrou esforços no estudo da predisposição genética, no entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do risco de desenvolver TEA. Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio.

O diagnóstico do autismo é feito por observação direta do comportamento e uma entrevista com os pais e cuidadores. Por volta dos 18 meses de vida já é possível realizar uma avaliação com um profissional especializado, como um neuropediatra ou psiquiatra pediátrico.