Atendimento à pessoa tabagista é tema de curso no plenário
O Programa de Controle do Tabagismo desenvolveu atividade de formação no plenário da Câmara de Vereadores da Fazenda Rio Grande, denominada ‘Capacitação para abordagem intensiva à pessoa tabagista na atenção primária’.
O curso foi ofertado pela competência municipal do programa, cuja coordenação é do psicólogo Daniel Martins do Nascimento.
Foram duas turmas, uma no dia 17 e outra no dia 18 do mês de agosto, das quais participaram 90 profissionais da saúde. O objetivo do curso foi ampliar e qualificar mais profissionais para tais atendimentos.
De acordo com o coordenador, “No município, o programa já existe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas nem todos os profissionais que atuam nelas estavam capacitados. Alguns entram após a última capacitação feita”.
O curso também foi oferecido a profissionais de outras cidades, para implantação do programa em Unidades que ainda não o tem.
Os municípios que participaram, além de Fazenda Rio Grande, foram Balsa Nova, Agudos do Sul, Araucária, Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Campo do Tenente, Colombo e São José dos Pinhais.
A avaliação de Daniel Martins do Nascimento é favorável. “Há muitos desafios no programa, porém o saldo do curso é positivo”.
Para o psicólogo, a adesão do paciente é um dos maiores desafios do programa. O tratamento, que dura de seis meses a um ano, é totalmente gratuito e com atendimento com equipe interdisciplinar. Pacientes interessados devem procurar pela UBS de referência.