Agosto Dourado tem evento encerramento na Câmara

por frg publicado 14/12/2023 14h13, última modificação 29/08/2024 09h50
Atividade destacou a importância do trabalho em rede para saúde materna e da criança

 

A Maternidade Nossa Senhora Aparecida e a Secretaria de Saúde organizaram na última quarta-feira (31) o encerramento das atividades do Agosto Dourado - mês com programações voltadas às mães, aos profissionais e às pessoas interessadas no aleitamento materno. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores da Fazenda Rio Grande.

Para o encerramento foram realizadas duas palestras. A primeira foi sobre a importância da rede de saúde no aleitamento materno, envolvendo áreas de gestão e administração, e com foco na saúde da criança. A outra foi sobre exercícios para a gestação e no pós-parto. Além disso, o evento contou com a presença de Beto Rocha, Secretário de Saúde. 

Priscila Castro, fonoaudióloga, Coordenadora de Aleitamento materno da  Maternidade Nossa Senhora Aparecida e organizadora do Agosto Dourado, explicou que “trabalhar com aleitamento materno é uma tarefa de formiguinha, precisa ser desenvolvida na rede como um todo”. 

O termo ‘dourado’ vem da amamentação ser o padrão-ouro na alimentação infantil. Na área da saúde, padrão-ouro é como são chamados os melhores medicamentos, protocolos, exames e práticas para determinados contextos e doenças. 

Ainda no evento, foi entregue o prêmio do concurso #mamaço, uma ação desenvolvida em rede social digital. “Todas as 13 Unidades de Saúde participaram disponibilizando painéis instagramáveis para que mães pudessem fotografar e, depois, compartilhar as fotos nas redes sociais”, explicou a organizadora. A vencedora, com mais de 4 mil curtidas, foi Dominique Ribeiro Marins Nascimento.

Aproveitando o ensejo, foi relançado o Projeto Gestar, atividade desenvolvida nas Unidades básicas de Saúde com foco na saúde geral da mãe, do bebe e da família.